terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

E quais serão as mudanças que o ano 2.013 nos trarão?


 

Louis Frankenberg,CFP®     05-02-2013


 

Meus caros e fieis leitores,

Estive ausente por aproximadamente 50 dias e para minha surpresa muitos de vocês continuaram acessando meu blog. O Google-Analytics também me confirmou que cada vez mais leitores repetem a dose e gostam do conteúdo. Eu havia anunciado antecipadamente que ia descansar, visitando familiares longe daqui. Mas agora estou de volta e tentarei dar o melhor de mim para passar para vocês assuntos econômicos financeiros interessantes e variados.

Neste início do 4º ano do blog www.seufuturofinanceiro.blogspot.com prometo aos que me leem que escreverei matérias mais curtas.

 

Fundo  de investimento imobiliário-FII

Em 2012 coloquei três “posts” no blog a respeito dos FII advertindo que não são tão espetaculares como a primeira vista aparentam e apresentei algumas das minhas razões e dúvidas a respeitos dos fundos imobiliários brasileiros, na atualidade demasiadamente paparicados pela mídia e demais interessados em sua mais ampla divulgação...

Minha manifestação negativa anterior e também a presente não significam que sou contrário aos FII, mas sim de que neste momento além de grupos sérios e qualificados também empresas mais aventureiras estarão se aproveitando da situação de caos nos mercados de renda variável tradicionais (Bovespa, fundos de ações e títulos de renda fixa).

Dito isto, ousam essa que confirma alguns aspectos que já descrevi anteriormente.

Na Holanda, um jornal equivalente ao nosso “Valor” chamado “De Financieele Telegraaf” de 23/1/2013, em manchete destaca que um banco de varejo de grande porte, com fortes vínculos em seguros e propriedades imobiliárias (Property Finance) de lá chamado SNS Bank-Reaal estava em grandes dificuldades e foi colocada sob intervenção do Banco Central Holandês, o chamado “DNB”. Alguns milhões de holandeses estão neste mesmo momento preocupados como que irá acontecer com suas aplicações etc.

A real causa (sem querer fazer trocadilho com o nome do grupo) está sendo a construção na Espanha de um enorme Resort de Golfe com centenas de casas etc e que devido à notória crise financeira reinante naquele país, está tendo enormes dificuldades com a conclusão do projeto, endividamento excessivo, compromissos não honrados de adquirentes de propriedades e quase nenhum novo negócio.

Lembrem-se constantemente, vocês adquirentes de FII nacionais, que estão entrando em fundos fechados nos quais não há garantia de comprador na hora do aperto ou de alguma eventual crise e de que também aqui poderá ocorrer um reversão das atuais condições favoráveis em relação aos imóveis.

Para os mais diretamente interessados que são os patrocinadores e intermediários na colocação dos FII falar somente das coisas positivas faz parte do DNA deles e é isto que está ocorrendo atualmente, enquanto marqueteiros, jornalistas e divulgadores somente dizem amém... Fique esperto e analise em profundidade aonde você irá colocar seu rico dinheirinho.

 

Você dá tudo que eles desejam para seus filhos e não lhes ensina nada a respeito do valor do dinheiro e em criar reservas?

Caso a sua resposta for sim, meus pêsames vou passar a considerá-lo (a)   um péssimo pai ou uma péssima mãe!

A vida entre os seres humanos sobre a Terra não é tão simples como possas pensar. Acontecimentos mil e mudanças mil podem ocorrer no decorrer de nossas vidas, mesmo para as famílias mais abastadas.

Ensinar os filhos o valor do trabalho e de como ganhar dinheiro honestamente é uma  um dever de pais responsáveis!

Caso V. for um (a) sortudo (a) e  tem tutu suficiente, saiba que durante as prováveis dezenas de anos que irão se passar entre a atualidade e o futuro (seu e dos filhos), muitos ricaços tornar-se-ão pobres e muitos pobres tornar-se-ão ricos. É a tal da inconstância da sorte e da alternância da providência. 

O melhor investimento que eu posso imaginar para seu filho ou filha ainda é “na educação”! Ninguém pode retirar-lhes o conhecimento adquirido. E quando falo de educação não somente me refiro ao currículo escolar, mas também de como devem saber se comportar em sociedade, na comunidade, dar o devido valor às boas relações e de como transformar um dom natural de cada um desses filhos na futura atividade profissional.

Cabe a vocês pai e mãe, observar seus filhos e estimulá-los, dando-lhes os instrumentos adequados para o desenvolvimento intelectual. É a melhor herança que vocês podem lhes dar!

Experimentem e não se desanimem em relação a momentânea fase de instabilidade, imoralidade, corrupção e dificuldades que atualmente ocorrem em nosso país.

O paraíso e imenso orgulho será daqueles que conseguirem enxergar além desses empecilhos e não se desanimam! Conselho do amigo Frankenberg cuidem de si e cuidem ainda melhor desses  seus lindos e inteligentes filhos!

 

Com essas duas notas estou abrindo a temporada de 2013.

Pensaram que eu daria resposta ao título deste blog? Erraram, pois como não sou adivinho, mas apenas um profissional financeiro, sem vinculação direta com Deus, não sei nem ninguém mais o que o futuro irá nos trazer em 2013.   Abraço amigo,

 

Louis Frankenberg, CFP® 05-02-2013.

 

Blog; seufuturofinanceiro.blogspot.com


             lframont@gmail.com

Nenhum comentário: