quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Você tem alguém a quem possa chamar de mestre?

Talvez você não tenha, mas desde que ouvi falar de WARREN BUFFETT há alguns anos, é ele meu guru, inspirador, mentor, modelo e mestre, pelos ensinamentos transmitidos por um homem com “H” maiúscula, em relação a critérios de atuação que também eu adotei em relação a minha vida e ao planejamento e educação financeira.

A partir deste modesto blog faço o possível para imitá-lo, não em relação a fortuna que acumulou, pois continuo acreditando que dinheiro é apenas um meio para alcançar alguns dos objetivos da vida que impus a mim mesmo.

Tenho a convicção de que cada um de vocês que são meus fieis leitores, tem sonhos e metas de vida diferentes da minha e de Warren Buffet, mas talvez queiram saber quais são elas.

Vou tentar traduzir do inglês alguns dos seus conceitos, guardando-lhes o sentido original. Quem sabe possam servir para vocês mudarem alguns dos seus próprios hábitos ou, quem sabe até vícios e, dessa maneira, queiram igualmente conquistar alguns dos objetivos deste fascinante homem, um dos mais ricos e poderosos deste nosso complexo e às vezes tão injusto planeta.

Eis algumas de suas características, ensinamentos e feitos;

· Há pouco tempo ele doou 31 bilhões de dólares para o fundo que Bill Gates e sua esposa criaram a favor de uma Fundação Beneficente e de Caridade.

· Na terra do capitalismo, comprou suas primeiras ações aos 11 anos de idade.

· Comprou uma pequena granja aos 14 anos de idade com o dinheiro arrecadado como entregador de jornais.

· Vive há 50 anos na cidade de Omaha, Estados Unidos na mesmíssima casa que adquiriu quando casou. Esta simples moradia não tem muros nem cercas.

· Dirige seu próprio carro à toda parte, sem motorista ou seguranças.

· Administra 63 diferentes empresas e apenas uma vez por ano manda um relatório para os acionistas de sua empresa mais conhecida, a Berkshire Hathaway, cujas ações estão entre os de maior valor individual do mundo e no qual comenta quais serão as metas a serem seguidas para os seguintes 365 dias.

Este planejador financeiro faz questão de apregoar aos quatro ventos de que não possui bola de cristal e desconhece portanto o que possa ocorrer a qualquer pessoa, empresa ou país nos próximos 24 horas e não costuma prometer lucros mirabolantes para qualquer investimento nem pré dizer o valor de uma ação com data marcada. Sou apenas um mero seguidor dos princípios e regras de conduta de Warren Buffett, acrescentando algumas palavras aos sábios conselhos do mesmo.

Acredito piamente que é melhor termos nossas próprias finanças razoavelmente em ordem durante os anos que se passam até a nossa morte, em vez de vivenciar apenas alguns e poucos períodos de esplendor e pseudo riqueza para posteriormente ter de depender de filhos ou da caridade de outrem.

Lêem com atenção e tentem seguir alguns dos princípios do meu guru para terem maior probabilidade de sucesso na vida material e espiritual em suas vidas.

Meu próprio conselho; façam a si mesmos uma fundamental pergunta que considero a chave para o sucesso e maior felicidade;

“o que vale mais, ter alguns breves períodos de riqueza relativa ou conforto constante e tranqüilidade financeira, sem grandes preocupações, oscilações e imprevistos?”

Dependendo de suas próprias respostas a esta questão tão vital, ajam de acordo seguindo a orientação e conselhos de Warren Buffet que igualmente é a deste escrivão.

Caros leitores, me perdoem pois confesso humildemente que adicionei algumas poucas sentenças e conceitos ao dito pelo grande Warren Buffett em algumas de suas colocações.

· Duas simples regras regem as diretrizes para a administração de sua maior empresa, a Berkshire Hathaway e que são; nº 1, não perder dinheiro de seus acionistas e nº 2, não esquecer a regra nº 1.

· Ele não venera nem tenta impressionar governos ou a alta e sofisticada sociedade norte americana. Não ostenta, não bajula e procura levar uma vida simples de cidadão comum.

· Não creio que alguns dos meus leitores o queiram imitar (nem eu) no que a seguir vou dizer, mas aí vai outra de Warren Buffett; não andem com celular e nem possuam computador em vosso escritório.

· Este próximo conselho do Buffett é dirigido para nossos jovens e afoitos consumistas que pensam que cartão de crédito é a solução para qualquer problema; afastem-se dos cartões de crédito e invistam em vocês mesmos. Warren Buffett talvez não sabe que a taxa de juros em nossos país, está entre as mais elevadas do mundo e de que também somos dos povos mais inadimplentes, senão daria ainda maior ênfase a este conselho...

· Lembre-se constantemente de que não é o dinheiro que criou o homem, mas ao contrário, o homem foi que criou o dinheiro!

· Não emitam aos outros fazendo o que eles dizem e transmitem, mas façam o que seus próprios cérebros lhes diz ser o mais conveniente ou melhor. Não se tornem bajuladores que isso possa lhes levar a uma baixa auto estima e problemas ainda maiores.

· Não vão atrás de marcas e logotipos da moda, mas sejam autênticos e sintam orgulho de si mesmos.

· Não gastem dinheiro em coisas desnecessárias (supérfluas) mas sim em produtos e serviços que de fato necessitam.

· Não gastem o dinheiro que não tem. Empréstimos e crédito foram inventados pela sociedade de consumo e empresas de marketing especializadas que tentam incentivar artificialmente o consumo.

· Antes de adquirirem algo, pensem; o que acontecerá se não compro? Caso a resposta for “nada”, não o adquiram porque não o necessitam.

· Ao mundo nada trouxemos, nada iremos tampouco levar!

Louis Frankenberg,CFP® 3-11-2010

e-mail; perfinpl@com.br e lframont@gmail.com

Blog; www.seufuturofinanceiro.blogspot.com

Nenhum comentário: