quinta-feira, 29 de julho de 2010

As ações PN da Petrobrás e o FGTS, há 9 anos.

No comecinho deste mês de Julho publiquei no meu Blog a matéria “Ambição, especulação ou apenas emoção e desconhecimento”. Nele comentei meu receio do que pudesse acontecer com as ações da Petrobrás devido ao desastre ocorrido com a BP, British Petroleum no Golfo de México. Acredito que fui um dos primeiros a enxergar a analogia da empresa petrolífera britânica com a nossa Petrobrás, que ambiciona em futuro próximo explorar as águas profundas do Oceano Atlântico, frente a costa brasileira, no que é chamado a operação “Pré Sal”, que deverá ser a nossa futura redenção.

A direção da Petrobrás resolveu há poucos dias postergar o mega lançamento internacional de novas ações da empresa para Setembro deste ano, talvez porque não achou o momento muito oportuno...

Mas antes da postergação jogou ao mercado o balão de ensaio de que nossos milhões de operosos funcionários públicos e privados, que tem o privilégio e honra de possuir contas no FGTS, pudessem investir nas novas ações a serem lançadas. Oh como nosso governo é magnânimo e quer bem ao povão!

Dizem as más línguas que povão não tem memória, mas este seu escrivão de longa data guarda muitos recortes de jornais que ele acha importantes ou interessantes.

Fazendo agora, uma periódica revisão de notícias guardadas, encontro numa gaveta o seguinte recorte no jornal “O Globo”de 16 de Abril de 2001 com o título garrafal “Grupo seleto usou FGTS em ações da Petrobrás”.

Sabemos hoje que quem colocou dinheiro do FGTS em ações da Petrobrás acabou ganhando um bom dinheiro, apesar da queda brusca ocorrida neste ano e outras altas e baixas ocorridos nesse longo período.

Consultando alguns dados igualmente guardados e, apesar de pessoalmente não possuir ainda Petrobrás, verifico que em 11 de Novembro de 2009 as ações PN estavam cotadas a 37,41 tendo atingido anteriormente sua cotação máxima de 49,32 em 21 de Maio de 2008.

Por outro lado, este provinciano entendedor de mercados acionários acredita que o PL do papel Petrobrás gira atualmente ao redor de 11,8 índice este que não é de desprezar para quem deseja arriscar uma parcela de suas economias no ouro negro como também é chamado o petróleo e, por outro lado, não for demasiado esfomeadinho e tenha tempo para ver no que dá.

Devo alertar ao distinto leitor que não sou nem analista, nem profissional e nem fui contratado pela Petrobrás para escrever a respeito dessas ações, porém cotadas os PN a 27,90 no dia 26 de Julho último, pode ser uma época bastante interessante para investir.

Mas, falando a respeito das cotações anteriores e atuais, peço desculpas por ter perdido o foco desta minha matéria que seria o de comentar a respeito do perfil de quem em Abril de 2001 usou seu FGTS para comprar ações da Petrobrás.

Vou portanto resumir o status dos 221.000 trabalhadores que naquele ano desejavam ganhar mais do que os miseráveis 3% de juros mais TR, arriscando sua grana. (imaginem, menos que a inflação projetada de 5,5% para o corrente ano);

  • Em relação a “Escolaridade”; 10% tinham1º grau completo, 14,8% tinham 2º grau incompleto, 38,4% tinham 2º grau completo e 36,8% tinham curso superior.
  • Em relação ao “Tempo de Serviço”; 25,4% tinham até dois anos de T.S. 18,1% entre 2 e 5 anos de T.S. 20% entre 5 e 10 anos de T.S. e 36,5% acima de 10 anos de T.S.
  • Em relação a “Idade”; 23,4% tinham até 30 anos, 41% tinham entre 30 e 39 anos, 27,9% tinham de 40 a 49 anos e 7,7% tinham acima de 50 anos.

Bem minha gente, conservadores, arrojados, audaciosos, ambiciosos e especuladores, os dados estão em cima da mesa, mas é claro que faltam alguns bom ingredientes políticos, macro econômicos, conjunturais e outros fatores não abordados aqui para vocês terem suficientes elementos para julgarem por si mesmos.

A oportunidade de ganhar um bom dinheiro está ao alcance das suas mãos, para quem tem paciência e cacife para esperar. Também é possível que novas informações e revelações, sejam quais forem, possam por tudo a perder...

Para os pessimistas o copo está meio vazio e para os otimistas o copo está meio cheio.

Pelo menos dei para vocês uma boa dica de como pensavam nossos dignos patrícios a respeito do assunto há 9 anos. Não me culpem se as coisas não saírem como gostariam.

Louis Frankenberg,CFP® - 27 de Julho de 2010

e-mail; perfinpl@uol.com.br e lframont@gmail.com

Blog; www.seufuturofinanceiro.blogspot.com

Nenhum comentário: