quinta-feira, 22 de abril de 2010

Felicidade significa apenas dinheiro?

Por acaso você também é um "Potencialista"?




Sua vida não será de maneira alguma facilitada, mas quem sabe você já pertença ou ainda fará parte do minoritário tribo humano chamado de
"potencialistas".


São eles (somos...) em geral os opostos aos tradicionalmente conhecidos yuppies que idolatram trabalho, dinheiro e são também bastante ambiciosos, gostando de serem vistos com roupas e em restaurantes da moda ou ainda montados em carros último modelo.



Vamos então tentar definir resumidamente os potencialistas de acordo com a minha própria interpretação de um assunto tão heterodoxo e pouco divulgado. Você pode até ter algumas características diferentes das minhas, mas vamos assim mesmo expor alguns dos traços da personalidade dos potencialistas.



Somos fundamental e fanaticamente a favor da alheia e nossa própria felicidade/individualidade e desejamos desfrutar da vida, do crescimento pessoal acima do êxito perante o mundo material, preferimos o autêntico e não o fingido ou falso, encaramos a vida com paixão, gostamos de nossos semelhantes e não queremos conscientemente enganá-los, favorecemos a ética em nossas atitudes e atuação. Queremos também nossas cidades, campos e um planeta e meio ambiente mais respirável e menos poluído.



Não pensem que não existe gente mais idealista que pensa assim.

Por acaso descobri faz poucos dias, em rápida viagem que fiz à Argentina e lendo o jornal "La Nación" de Buenos Aires, que de alguma maneira devo pertencer a este grupo de pessoas, pois penso de maneira semelhante a eles.



Pela matéria do jornal fiquei sabendo que o grupo financeiro American Express efetuou um estudo com 2.000 pessoas dos níveis sócio econômicas A, B e C, entre 25 e 54 anos de idade no México, Canadá, Grã Bretanha e Austrália.



Inúmeras pessoas do grupo observado que já tinham suas necessidades básicas satisfeitas, aspiravam expandir suas potencialidades e novos desafios. Não tinham medo das mudanças que teriam de ou já haviam feitas em suas próprias vidas.



Parece que a recente crise financeira internacional potencializou o desejo de encontrar uma nova maneira de viver para todos que já aderiram conscientemente aos conceitos, tão opostos ao que estamos acostumados a enxergar, principalmente nas grandes metrópoles de países em desenvolvimento semelhantes ao nosso Brasil.



Segundo a autora da matéria no "La Nación" de 15.4.2010, Loreley Gaffoglio, a Trendsity, uma consultoria local argentina, em estudo avaliou em 15% os argentinos que já se consideram potencialistas e 34% aqueles que aspiram a sê-lo. Será que alguém já fez estudo semelhante em nosso próprio país?



Pessoalmente conheço diversas pessoas , especialmente entre os jovens, dinâmicos e bem sucedidos profissionais que seguem esta linha no Brasil e, como já afirmei anteriormente, compartilho de maneira geral com a filosofia deles.



Acredito também que não é tarefa simples dissociar-se da massa de adeptos e da filosofia dominadora na qual o dinheiro predomina e em país onde os exemplos que vem de cima, em nada favorecem sonhar com ideais mais nobres e certamente melhores no longo prazo.



Minha própria experiência com os naturais percalços da vida, mas também com as relativas vitórias obtidas, que reconfirmam que educar-se convenientemente a si mesmos e aos filhos exige dinheiro que normalmente não cai do ceú, porém inclui que a maioria dos que se consideram jovens potencialistas terão de postergar seus ideais para uma fase posterior da vida devido aos mecanismos que regem a complexa modernidade.




Ainda segundo a consultoria argentina, os potencialistas são pessoas que dão valor às suas famílias, não querem ser escravizadas pelo fator tempo e não são obcecados pelo trabalho (workaholics). Perseguem, acima de tudo, a satisfação pessoal, são criativas, versáteis, independentes, sensíveis e sempre dispostas a aprender e adaptar-se às mudanças, segundo a antropóloga Ximena Diaz Alarcón, diretora da Trendsity.



Ainda segunda aquela antropóloga, os estudos na Argentina mostram que as principais caracteristicas dos potencialistas surgem entre os 30 e 45 anos e seus adeptos não ligam demasiado para os valores materiais.



Pretendo permanecer fiel aos meus próprios princípios que incluem muito dos ideais do potencalistas.

E você, já se perguntou quais são seus ideiais e principais objetivos de vida?


L.Frankenberg- 23-4-2010


blog:www.seufuturofinanceiro.blogspot.com





















Um comentário:

Antonio Correa disse...

Olá Frankenberg,

Vida longa aos potencialistas !!! Acredito que as pessoas com algum grau de discernimento devam questionar o modo de vida consumista, que essencialmente, está consumindo o mundo numa velocidade inimaginável e irrecuperável.

Parabéns pelo artigo. Abraço,

Antonio.