quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Um débito de I.R. injustificado

Para minha surpresa, entrando recentemente no site da Secretaria da Receita Federal, constatei que surgiram recentemente dois novos débitos provenientes do ano de 2005 e no valor original de aproximadamente R$2.500,00 cada. É engraçado que até Dezembro último eu ainda era um contribuinte com ficha limpa. Agora já não sou mais. Com multa e juros acumulados meus débitos resultariam agora em aproximadamente R$ 10 mil. Esta gente sabe cobrar muito bem. Sempre me considerei organizado e tratei de descobrir o “porque”. Não pensem que é fácil encontrar naquela imensidão de leis, regulamentos, down loads etc respostas claras, simples e imediatas. Levei aproximadamente duas horas até descobrir no site o significado de determinado código de Receita Federal, única pista existente para que o mistério pudesse ser desvendado por mim mesmo. Haja tempo e mais outra expressão que costumo usar, quando tenho que perder tanto tempo devido a um erro cometido por outros! Eu bem que gostaria cobrar multa e juros das autoridades, que ganharia mais dinheiro do que com a minha mal remunerada consultoria financeira.

Mistério desvendado: vendi ações naquele ano, mas espertinho como tinha a pretensão de ser, mensalmente abaixo de R$20 mil em valor bruto que, de acordo com a legislação em vigor, não resultaria em qualquer tributação. Caso houvesse lucro apurado, com valores acima de R$20 mil, a alíquota a ser utilizada seria de 15%. Consultando a copia da minha declaração da época, constatei que eu havia muito bem explicado as transações feitas, fazendo ainda de conta de que os fiscais desconheciam sua própria legislação. Nada feito, calcaram os débitos e nem se deram o trabalho de avisar ao pobre do contribuinte, no caso eu. Esta gente possui todas as informações imagináveis a meu respeito, até as mais íntimas, mas não se deram ao trabalho de fazer uma revisão preliminar antes de me assustar dessa maneira. Mandar e-mail para eles é missão quase impossível! Finalmente consegui telefonar e então me convidaram para dar uma chegadinha em alguma das agencias, que geralmente costumam estar entulhados de gente, igual ao trânsito caótico de São Paulo entulhado de automóveis. Estou criando coragem para fazer a visita, mas ainda não deu tempo. Os juros do débito continuam se acumulando.. Vida de contribuinte do imposto de renda não é nada simples! Fique esperto, caro amigo e amiga; de vez em quando, dê uma verificada no estado de saúde em que se encontra seu próprio CPF.

Nenhum comentário: